terça-feira, 8 de abril de 2008

Leitura: ótimo hábito

Hoje um amigo veio me devolver um livro que eu emprestei pra ele há um ano e meio, isso porque terminou de ler agora!
O brasileiro tem um sério problema: não gosta de ler.
Sei de gente que visita meu blog e só olha os vídeos, o visual, os posts menores e só.
Não os culpo, tem leitura que realmente é muito chata.
Mas os maiores culpados são os pais e os professores. Sim, esses mesmos, justo eles que seriam os responsáveis pela educação da criança, nada fazem. Ao invés de incentivar a leitura, incentivam "saudáveis" hábitos, como deixar o moleque na frente da TV absorvendo tudo que é m***a que passa ali, desde letras instrutivas de músicas adoráveis como o Créu, a novelas globais com bastante conteúdo erótico (isso chama bastante a atenção dos futuros garanhões), desenhos extremamente agradáveis (não sei se uma esponja de roupa, aparentemente com tendências homossexuais - nada contra os gays, mas acho que se é pra mostrar, mostra e não deixa subentendido - incrivelmente mala, porque, se tem um sujeitinho mala, esse é o Bob Esponja, diferente do nosso amado Homer Simpson, ainda vou fazer um post sobre ele, daí digo o que penso sobre esse ícone), entre outras coisas que deixam nossos pirralhos preguiçosos (eu sei, vídeo games também fazem isso, são um veneno para qualquer um, mas é tão bom que acho que merece um perdão). Já os professores... esses são tão preguiçosos quanto os alunos (digo isso, pois fui professora e dei aula para ex-professoras e, sinceramente, ainda bem que sou autodidata).
Lógico que existem muitas pessoas que adoram ler, algumas até viciadas em leitura (assim como eu que por falta do que ler, leio até bula de remédio, rótulo de produtos ou letreiros eletrônicos repetidos indefinidamente, etc) e ótimos professores. São peças raras, mas existem as as pessoas deveriam ler mais, ler é uma viagem. Ainda mais, melhora o vocabulário, exercita o cérebro, entre outros benefícios. E principalmente, se as pessoas lessem mais, comprariam mais livros, se comprassem mais livros, o preço deles iria baixar, se o preço deles baixar, o custo para a publicação de um livro, seria mais em conta, se o preço fosse mais em conta, pobres escritores como eu poderiam ter a esperança de publicar.
Mas não estou dizendo, pobre não tem vez me

Obrigada aqueles que tiveram paciência de ler este post e outros anteriores e os seguintes.

Nenhum comentário: