quarta-feira, 7 de abril de 2010

Agro Music

A grande mania do momento é o tal do Sertanejo Universitário (substituindo o Forró Universitário). Sabe-se lá qual será a nova onda, se será o funk universitário ou o pagode universitário (se é que alguma dessas duas vertentes pseudo-musicais tem seguidores com capacidade suficiente para chegar à universidade... brincadeira, sei que deve haver exceções, raras, mas existem). Isso dá a entender que algumas criaturas que vão à universidade não tem mais nada a fazer senão se juntar com alguém e ir cantar em algum lugar.
Com essa história a velha moda da calça jeans colada voltou. Isso explica a voz esganiçada desses cantores sertanejos. Aposto que as bolinhas ficam tão apertadas que acabam subindo até a garganta e pressionando as cordas vocais, fazendo com a voz de taquara rachada prevalesça.
Amanhã ninguém mais se lembrará dessas criaturas que hoje arrastam multidões, porém multidões com memória curta.
Mas a maior pérola podemos encontrar dentre os cds piratas. O "pirata" faz uma compilação do que rola nas "rádias" e grava um cd com umas 22 músicas a uma taxa amostragem duvidosa, cria uma capinha no Power Point com uma mulher semi-nua na capa com chapéu de cowboy e botas de cowboy, os nomes das músicas escritas atrás com a grafia incorreta e ainda com direito a um maravilhoso título, por exemplo "As mais mais do sertanejo" ou "Batidão Universitário". E aí é só imprimir num papel qualquer (as primeiras impressões saem uma beleza e então a tinta vai acabando e enquanto o software não avisa que não dá mais, as impressões vão saindo) e é só vender 3 cds por R$10,00.
Eu não entendo porque dizem que essa música cheia de acordes de guitarra e bateria e baixo e teclado (mais parecendo uma banda de rock) é sertaneja. Que eu saiba música sertaneja é referente ao sertão, roça, gente do campo que usa no máximo 2 violas e não aquela parafernália toda com show de luzes e tudo mais. Então alguém me diz: O que é essa b*sta que esse pessoal toca?

Nenhum comentário: