sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Que se faça a luz

Agora começou o festival de luzes de Natal, todo mundo colocando nem que seja aquele pisca made in China na varanda da casa ou contornando a janela, pra ficar piscando e iluminar o chevete 79 estacionado na garagem, o bichinho fica até mais bunitinho.
As lojas inovam um pouco mais, quanto maior e melhor a loja, melhor os enfeites, lindas bolas, árvores bem enfeitadas, enfeites mais interessantes, enfim, vale a pena entrar nem que seja pra dar aquela básica resposta para a pergunta do vendedor se pode ajudar: "não, obrigado, só estou dando uma olhada". Coisa muito diferente acontece nessas pequenas lojinhas de bairro, o mesmo pisca de 1,99 se encontra ali junto a umas bolinhas (6 por 1,99) que, com muito custo, ião sobreviver até o próximo Natal.
A iluminação das ruas é um espetáculo a parte. Pelo menos por aqui, são colocadas umas lâmpadas comuns em arranjos nas praças, mas não adianta, ao final do processo natalino, média de 70% dessas lâmpadas iluminam as salas, quartos, etc da casa de alguns pobres que não se importam em "passar a mão" em algumas delas.
No final do ano as associações de comércio definem o sofrimento dos coitados dos vendedores: trabalhar até altas horas, daí, a galera vai rondar o "centro", ficar andando pra lá e prá cá, tumultuando o trânsito, no máximo gastando ums merrequinha pra tomar um lanche.
Mas atire a primeira pedra quem nunca fez isso... e gostou!

Nenhum comentário: