terça-feira, 16 de setembro de 2008

Cultura Pop

Bom, já disse que trabalho numa gráfica, certo, consequentemente, passam alguns livros pelas minhas mãos, aliás, nesse caso, pelo meu PC e que depois vai para as máquinas de impressão. Mas convenhamos, tem gente que escreve qualquer m*** e se acha escritor.
Livros de poema principalmente. Acham que escrever 3 ou 4 linhas com um sentido duvidoso, só porque tomaram um prozac a mais ou um baseadinho extra, que aquilo é poesia. A tal veia artística que pensam que tem não passa de uma variz artística com sério risco de se tornar uma trombose, se é que já não é.
A tal cultura pop cria pseudo-artistas e bichos-grilos que depois de ouvir bandinhas estranhas com um som estranho como Franz Ferdinand ou Placebo, ou ainda assistir filmes europeus sem pé nem cabeça premiados no Festival de Praga, pensam que tudo é arte. Jogar um monte de esmalte de unha de várias cores sobre uma tela é arte (é um protesto contra a ditadura da moda), escrever sobre cães que dormem em leitos de cristal (???), fazer uma música com instrumentos alternativos como os sons do Windows, tudo isso é arte para eles. Longe de mim querer criticar (hehe), mas sabem que não perdoo (aqui tem acento ainda ou só tem um O? Ahhhh, desisto) ninguém ("O papa é pop, o pop não poupa ninguém).
Não tenho amigos assim (ainda bem), pois não tenho saco pra aguentar os papos. Meus únicos dons artísticos são o crochê, escrever (principalmente críticas e histórias de terror), arte final (panfletos, cartazes, cartões de visita, etc - sempre me perguntam em que trabalho e ao dizer arte final me fazem aquela carinha de "what-a-fuck?" e perguntam o que é) e culinária. Prefiro continuar assim, ouvindo meu heavy metal, hard rock e o dia que estou querendo ficar zen, um blues.
Mas para os bichos-grilos de plantão, continuem assim, não faltam gente como vocês no mundo para se entenderem...

2 comentários:

Jardineiro de Plantão disse...

Discernimento ou inteligência, digo que o texto foi redigido por alguém que vê que o circulo é redondinho e não a quadratura do mesmo.

Parabéns, achei o seu texto fantástico, de muita lucidez.

Totalmente de acordo.

Abraços

mundo azul disse...

Excelente o seu texto! A maioria das pessoas tem receio de falar a verdade...
Concordo com você...Tem muita gente editando livro(???), muita gente pintando(???) mas, estudar e realmente saber o que está passando para frente, pouquíssimos!!!
O talento é primordial mas, ter conhecimento da técnica é o que vai dar alicerce, seja para a pintura, música, escrita... Portanto, sem conhecer a língua, muitos se dizem escritores...
Sem conhecer um mínimo de métrica e rima, se auto denominam poeta...

Lembro de ter lido uma frase de Picasso, que dizia: - Demorei até os oitenta anos, para aprender a pintar como uma criança...
Isso quer dizer, que a verdadeira obra de arte, aparentemente "infantil", percorreu um longo caminho de aprendizado.

Beijos de luz!!!