domingo, 7 de setembro de 2008

Semana da Pátria

A semana da pátria está mais do que parada esse ano, motivo: o tal 7 de Setembro não cai durante a semana e então não é feriado. Coisa mais sem graça.
Neste dia em 1822, Dom Pedro I, montado em seu glorioso cavalo branco, bradou a plenos pulmões "Independência ou Morte" às margens do Riacho Ipiranga e nos tornou livres de Portugal. Fala sério. Essa pataquada toda com Independência, Dom Pedro, Grito do Ipiranga, nada me convence. Dizem que ele estava com um piriri daqueles e saiu detrás da moita só pra subir no seu jumentinho e dizer aos emissários que ele estava se vendo livre dos portugueses, mas mesmo assim, algum tempo depois mandou a própria filha pra se casar com seu irmão pra não perder o trono portuga também, mais tarde ele próprio foi pra Portugal deixando seu filhote menor de idade pra ser rei e ele foi cuidar de mais um reino. Sujeitinho ambicioso esse.
Mas pergunto, o Brasil ficou livre de quem? Talvez do vínculo português, mas a Inglaterra, a toda-poderosa, a bola da vez, mandava e desmandava aqui e hoje quem faz isso é o EUA.
Poxa, por que um país tão bonito, tão rico, tão bom pra se morar, virou essa m* danada? A gente tinha tudo pra dar certo, mas a nossa história condena. Adoro história, era minha matéria favorita na escola, mas sempre discordei dos livros, não tinha como as coisas serem tão perfeitinhas. Coisa perfeitinha é em novela e filme.
Pra variar, a Globo até que faz alguma coisinha que presta de vez em quando, uma delas foi O Quinto dos Infernos, apesar do tom de comédia (além do mais perdi algumas partes), mostrava bem um lado do rei que não conhecíamos.
Enfim, acho que o Brasil não tem muito o que comemorar. Teria se fosse feriado...

Nenhum comentário: