sexta-feira, 25 de julho de 2008

O monstro ataca novamente

A coisa anda feia pra todo mundo ultimamente e o monstro da inflação ameaça atacar novamente. Quem tem mais de 25 anos se lembra perfeitamente como eram as coisas, era Sarney, era Collor, me lembro disso com um certo friozinho na coluna, frio de medo mesmo. Nessa época, me lembro que o salário do meu pai era de milhões, um pãozinho ou um pirulito eram quase 1.000 cruzeiros, era Plano Verão, Plano Cruzado, Plano Isso, Plano Aquilo e corta zero, contrata "Fiscal do Sarney" e nada se resolvia, veio o Real e as coisas se acertaram, pelo menos a princípio...
Quando se pensava que o dragão estava domado, ele estava apenas dormindo.
O Quatro Dedos vive falando mal do anterior, que foi o único que deu um jeito na situação. Mas aí ele deu um jeitinho pro pobre ter um melhor poder aquisitivo, ou seja, fudeu tudo. Pobre não pode ter dinheiro não, vai comprando tudo que vê pela frente. Resultado, a coisa toda está descambando de novo. Dólar desvalorizado, 1 kg de pão quase do preço de 1 kg de carne (só não está porque a carne subiu), telefone aumentando, tudo aumentando na velocidade de uma ferrari e o salário parecendo um Fiat147 subindo uma ladeira íngrime.
No Zimbabwe foi lançada a nota de 100 bilhões de Dólares do Zimbabwe, a moeda local (equivale a mais ou menos R$1,50), mas também com uma inflação que ultrapassa os 2 milhões de %. Não chegamos a isso (e espero não chegarmos, a não ser que haja um reeleição...).
Por fim, espero realmente que aquele tempo de vacas magras não retornem, eu era criança, pois acho que aprendi a falar "inflação" antes de aprender a falar "mamãe".

Nenhum comentário: