segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Fim do mundo

Depois do fim de semana, numa segunda-feira que transcorre chata e sem graça, posso me dar ao luxo de viajar na maionese, já que não posso ir pra uma ilha paradisíaca do Caribe, a maionese é meu único destino.
Semana passada, na quarta-feira, foi posto em funcionamento o LHC (Large Hadron Collider, o super ultra mega bem-dotado gigantesco acelerador de partículas da Organização Européia para Pesquisas Nucleares - o Cern) que pra quem não sabe é formado por um anel de 27 km de circunferência, dentro do qual aglomerados de prótons serão acelerados a 99,99% a velocidade da luz (os prótons, para quem não se lembra, são aquelas partículas de carga positiva que ficam dentro do núcleo dos átomos, agarradinhos com os nêutrons). Isso é tão veloz, mas tão veloz, que, quando a máquina estiver funcionando a todo vapor, cada próton dará 11 mil voltas por segundo no anel. Dá para imaginar o que é isso? Eu não consigo e olha que minha imaginação é bastante ampla. Com esse brinquedinho de 8bilhões de dólares, querem gerar um novo Big Bang (aquela explosão que deu origem ao universo) encontrando a tal "partícula de deus". Mas isso pode criar buracos negros, mas os cientistas envolvidos (até mesmo Stephen Hawking) acreditam que eles serão tão pequenos que desaparecerão em seguida. (Ia colocar uma imagenzinha do bichinho aqui, mas se for no Google e mandar pesquisar LHC, um monte de imagens bastante interessantes irão aparecer.)
Agora vem as coisas que não divulgam muito, o sistema já foi invadido por hackers gregos, ovnis foram avistados sobrevoando o "experimento", uma menina indiana se suicidou achando que o mundo ia acabar... Vai entender.
Agora sim, deixemos os fatos e vamos ao nosso tour pela maionese.
Se essa coisa realmente der certo, as pobres partículas forem aceleradas até se chocarem, o que evita que um novo universo seja criado? E o pior, o que garante que o nosso não vai ser destruído ao ser criado um novinho em folha? E se for criado um universo paralelo? Uau... Universos paralelos... Tudo muito sinistro...
Fico imaginando as possibilidades da gente ter que conviver com criaturas estranhas, viagens a universos gêmeos, turismo universal... putz, ia ser bastante lucrativo.
Como esses caras sabem que o Big Bang foi uma explosão repentina, não um movimento lento e gradativo e enquanto acharem que só conseguiram um mini bang, quando na realidade era um big bang e a coisa vai crescer...
Dá o que pensar.

4 comentários:

Anônimo disse...

when will you go online?

Anônimo disse...

thats amazing story.

Anônimo disse...

im here because of few cents for you. just dropping by.

Anônimo disse...

very cool.