sexta-feira, 30 de maio de 2008

McGyver - o pai da gambiarra

Estava me lembrando do McGyver (na verdade, estava assistindo os Simpsons e me lembrei dele, já que as irmãs da Margie são fãs do cara) e percebi uma coisa: o cara só fazia gambiarra.
O ator Richard Dean Anderson era o protagonista da série (1985 a 1992) McGyver, aqui no Brasil recebeu o singelo (e não menos tosco) nome de Profissão: Perigo. Era um ex-agente do serviço de inteligência americano e que passou a trabalhar em missões especiais para a Fundação Fênix (o cara que passava as missões parecia uma tartaruga). Com grandes conhecimentos em química e física, ele fazia qualquer coisa com objetos simples. O episódio de estréia da série, Missão Inicial, estreou no Brasil somente em 1986, no lugar de Viva O Gordo, no período de férias do Jô Soares. Abaixo, os "truques" usados por MacGyver no episódio:
1. Desarma míssil com auxílio de um clipe;
2. Com um rifle, fósforos, elástico e galho de árvore, cria tiroteio "por controle remoto" para distrair o inimigo;
3. Amassa cano de uma pistola de sinalização para transformá-la em foguete de empuxo;
4. Torna raios laser visíveis com fumaça de cigarro;
5. Redireciona laser com lente de binóculo até raio atingir a própria fonte;
6. Ergue viga, dando nó em uma mangueira contra incêndios;
7. Detém vazamento de ácido fazendo-o reagir com dissacarídeos de chocolate (lactose e sacarose) para formar carbono elementar e resíduo grosso viscoso;
8. Cápsulas de remédio e sódio metálico são transformadas em pequena bomba.
Agora me digam: isso é ou não é G A M B I A R R A?

Por isso eu acho que todo brasileiro que se preze (principalmente os eletricistas e encanadores) se inspiram no McGyver. Eu assumo, amo fazer gambiarra, tá no sangue, meu pai faz, meu irmão também. Feliz daquele que sabe fazer uma boa gambiarra.
Um viva aos gambiarreiros inspirados no grande Pai da Gambiarra!

Nenhum comentário: