segunda-feira, 23 de junho de 2008

MSN

Mais do que um comunicador instantâneao (o qual uso até para trabalhar, aliás, ultimamente estou quase que somente usando para trabalhar) é um "demonstrador de humor". Onde deveria estar o nome do usuário que ajuda a identificar quem é que adentra o nosso comunicador, o pessoal coloca um festival de pérolas e às vezes deixa o campo Mensagem Pessoal em branco. Se diz NOME acredito que é pra colocar o nome, pois a todo momento entra alguém que não sabemos quem é e se quisermos saber, temos que apelar pro endereço de e-mail que aparece ou foto da criatura.
Tipos de "Nomes":
1- Trecho musical (normalmente musiquinha da moda do tipo "quando deus te desenhou ele tava namorando" e outras pérolas do cancioneiro popular brasileiro que toca em todas as rádios e daqui a pouco todo mundo já esqueceu até mesmo o nome do cantor).
2 - O próprio nome em caracteres ininteligíveis (admito que uso esse, mas que fica massa, fica) ou cheio das coisas como @ _ % & # e etc.
3 - Fazendo propaganda de site (acessa, acha legal e se propoe a fazer merchã).
4 - Cheio de emoticons (são corações se está apaixonado, carinha triste, carinha feliz, e por aí vai).
5 - Fulano Ocupado(a) (se está ocupado, porque diabos entrou no msn, em horário de trabalho e se o MSN é usado pra trabalhar, ainda vá lá, mas está de bobeira em casa e precisa estudar pra uma prova, então porque a pobre alma tosca entra no msn, coloca status ocupado e ainda diz que está ocupado?).
Ainda tem as frases, onde descobrimos filósofos (normalmente a tal frase foi "catada" em um site qualquer, achou bonitinha e colocou, mas mal sabe o significado por trás da mesma), declarações de amor, novamente letras de música, vendendo coisas como ingressos pra festas e shows, por exemplo (a gente tem que tirar o jabá de algum lugar), entre outras filosofias.
A foto é um show à parte. Foto com o(a) namorado(a), do cachorro de estimação, da banda favorita, aquela tirada na frente do espelho fazendo pose de perigosa, fotinhas engraçadas, fotos de personagens de desenho, montagens toscas, etc.
O MSN torna as pessoas mais distantes, eu já cheguei ao ponto de conversar com um vizinho mais no msn do que pessoalmente, amigos de longa data que se tornaram amigos virtuais e até conversar com o colega de trabalho via msn (isso trabalhando na mesma sala).
Outro uso para o comunicador insntantâneo é a ajuda que o mesmo oferece para assassinar de modo vil e com requintes de crueldade o pobre português. Converso com algumas pessoas que me fazem contorcer na cadeira às vezes. São erros gritantes de gramática ou senão vão colecionando emoticons e ler o que escrevem se torna quase um trabalho impossível, comparável ao de historiador tentando decifrar caracteres desconhecidos de uma recente escavação na China que parece pertencer a alienígenas analfabetos.
Quando se entra no chat então, o que é de idiotas que colocam fora do reservado o msn pra todo mundo adicionar não é brincadeira, a pessoa só pode fazer isso de propósito, tentando colecionar contatos no msn assim como amigos no orkut. Mas durante a conversa, ainda no chat, a primeira coisa que a maioria pergunta é se tem msn, aliás, as pessoas parecem entrar no chat somente pra perguntar se a pessoa tem msn. Contato estabelecido, msn's devidamente trocados, vai-se para o comunicador, aí sim sabe-se se aquele príncipe (ou princesa) é na verdade um sapo ou não e vice-versa. Se o papo fluir legal, quem sabe rola uma amizade ou caso mais sério (digo por experiência própria, pois a maioria dos meus amigos são virtuais e sempre que posso faço com que se tornem reais).
Isso me faz perguntar: como nossos pais viviam sem isso? E como faziam tantas amizades?
A resposta é simples: falavam com a boca e não com os dedos (a não ser que sejam surdos-mudos, mas mesmo assim é diferente).

Nota: escrevi este post dando olhada nos meus contatos do msn... espero que me perdoem algum dia, aqueles que se encaixam em alguma coisa que escrevi aqui.

Um comentário:

Maria Aparecida Bertholato disse...

Vc sempre me faz rir, não tem jeito... devia ser comentarista ou crítica, leva o maior jeito hehe! Parabéns!!!