terça-feira, 1 de abril de 2008

Nomofobia

Calma, isso não é nenhum palavrão.
É apenas uma nova doença que descobriram. Digo nova porque é um mal da nossa época, onde tecnologia comanda o mundo e, principalmente, nossas vidas.
Ops, esqueci de dizer o que é essa doença. Depois eu falo.
Voltando ao assunto, a tecnologia fez com que problemas fossem resolvidos de forma mais rápida e fácil, problemas esses que não existiam antes. Tenho quase trinta anos e portanto acompanhei o desenvolvimento de muitas coisas, quando era criança nem sabia o que era um celular, por mais que minha imaginação voasse solta, nunca passou pela minha cabeça que algo como um DVD pudesse surgir, que crianças brincariam com bichinhos virtuais ou que uma porcariazinha do tamanho de um isqueiro teria capacidade de guardar tanta música. Mas não sei porque, as crianças daquele tempo pareciam mais inteligentes, espertas e incrivelmente felizes e criativas. Hoje não, tudo tão fácil, elas não pensam mais, aliás ninguém pensa mais, ninguém lê mais, ninguém para pra simplesmente "curtir" uma música.
Espera, o nome da doença é feia, mas não é perigosa. Já falo.
Era tão legal correr pra rebobinar uma fita antes de entregar na locadora, brincar com briquedos reais e amigos reais, nada virtual. É tão bom pegar um livro e sentir aquele cheirinho de novo ou de velho, ambos tem o seu charme especial e sentir a textura do papel ao passar as páginas e não só usar a barra de rolagem da janela. Era mais legal pedir aquela fitinha cassete pra um amigo pra copiar no som com duplo deck do que simplesmente fazer o download da música.
Enfim, era bom o mundo menos tecnológico. Sou viciada em computador sim, amo mp3, tenho uma grande coleção de DVDs, mas também sou nostálgica.

Ah, sim, a doença. É apenas o vício em celular e outros métodos de comunicação. Se quiser saber mais sobre ela, clique aqui ou aqui.

Nenhum comentário: