quarta-feira, 9 de abril de 2008

A nossa maravilhosa língua mater

Agora a pouco deixei um "Volto Logo" no meu MSN e dei uma saidinha, ao retornar, um amigo perguntou porque eu demorei, quando disse o que tinha ido fazer, ele simplesmente riu. Motivo: só disse que tinha ido molhar o biscoito.
Bom, antes que o caro leitor também pense besteira, eu apenas fui tomar leite com biscoito e gosto de molhar o biscoito no leite aquecido, pois assim ele fica mais saboroso. Nada de mais.
Isso me fez pensar nas pegadinhas da nossa língua mãe, o adorável Português, que pra começar até parece piada de português mesmo, pois mesmo tendo o mesmo nome não se fala igual na Terrinha.
Os maiores perigos da nossa língua, são os termos de duplo sentido, se diz uma coisa e mentes maliciosas logo entendem outra completamente diferente, como o caso dos biscoitos molhados por exemplo.
Entre outros exemplos está o afogar o ganso. Muita maldade fazer isso com o pobre animal. E descabelar o palhaço? O coitado passa um bom tempo se arrumando para levar alegria ao seu público e alguém sem escrúpulos vem e desarruma o visual do pobre artista.
Outras pegadinhas estão no uso de letras que ocupam o lugar de outras. Quanta gente troca o x por z, ç por s ou c, s por z e por aí vai. Muita jente, com pouquícimas escessões conceguem escrever ezatamente tudo com ezatidão e na seguransa que estam escrevendo ou dijitando tudo corretamente como manda e como foi encinado o bom e correto português.
E quanto a Internet, essa maravilhosa ferramenta que tanto nos traz conhecimentos e diversão, eh uma otima fonte d burrificaçaum, pq devido ao fato q a pessoa precisa escrever + rapido, ela assassina d forma cruel e violenta o nosso portugues, ao ignorar acentuaçoes, pontuaçoes, maiusculas, palavras inteiras e etc e tal.
É, o remédio pra corrigir a escrita ainda é a leitura...
Pensem nisso.

Nenhum comentário: